Tradução: Pare! Aqui é o império da morte.Primeiro você desce varios degraus de uma escadinha medieval (aquelas estreitas e circulares) praticamente no escuro. Ai você chega em umas salas amplas e bem iluminadas que contam a historia do lugar e porque ele existe.
Bom, por questões de higiene e saneamento, eles tiveram que remover as ossadas de varios cemiterios de Paris e colocar em outro lugar. Porque não o "subsolo"? As pedras extraidas a fim de criar esta nova passagem foram utilizadas na construção de varios predios da cidade. Nessas salas ha tambem uma listagem de nomes de algumas pessoas cujas ossadas estão ali...talvez para instigar a nossa imaginação.
Você lê a historia, acha interessante... mas nem imagina como é dali pra frente! Por uma passagem estreita é que começa a verdadeira caminhada.
Acho que a melhor definição é um labirinto estreito, umido e escuro embaixo da terra, cheio (ênfase no cheio) de ossadas por todos os lados! Avisos em todo parte dizem "por favor, não encoste nos ossos". E tem alguém realmente afim de encostar?? So se for o Zé do Caixão. Ha tambem varias cruzes e muitas frases religiosas ou simplesmente em respeito à morte (em latim, em francês, em italiano...). As ossadas datam de 1700, 1800...
Você olha para a esquerda e vê ossos, você olha para a direita e vê ossos. Depois de 10 minutos comecei a me sentir sufocada la dentro, achei que nao fosse aguentar... comecei a pensar besteiras: e se a luz apaga? e se eu tropeço e caio em cima desses crânios?
Este é o lugar preferido dos goticos que entram la sem ninguem perceber por passagens atraves do metro que so eles conhecem (porque tem um horario normal de abertura ao publico e uma taxa de visitação). Deus me livre!!!



Um comentário:
cerduuuuu q sinistro mas acho q vale a pena conhecer n é mesmo!?hehehe bjoos
Postar um comentário