9 de jul. de 2007

Um final de semana "superrrrrr"

Encontrei o Bertrand e a Debora e fiquei bem feliz! Passeamos e conversamos bastante esse final de semana. Fui apresentada aos amigos deles, Thierry e Pollyne, que também são muito gentis.
No sabado, demos muitas voltas, passamos pela Catedral Notre Dame e sentamos um pouco em um banco qualquer. Segundo o Bertrand, é bom parar um pouco e ficar observando as pessoas, o movimento. Depois acabamos jantando em um restaurante que me pareceu simples mas bem gostoso. Tomamos um vinho bom (segundo eles,
bordeaux 2005 costuma ser bom). Eu fiquei
morrendo de vergonha, pois eles me faziam pedir as coisas para o garçom so para treinar o meu frances, e ficavam observando. Ai eu dava risada e o garçom falava "pede, pode pedir", ele ficava esperando...comico!
No domingo à tarde, fomos ao cemitério Père Lachaise, o maior de Paris, onde estão enterradas pessoas famosas e/ou ricas. Nunca achei que fosse aprender tanta historia em um cemitério. O Thierry e o Bertrand foram dois verdadeiros guias turisticos! Me contaram varias historias de muita gente que "esta" la. Também não
imaginava que um cemitério pudesse ser bonito! O Père Lachaise é um lugar interessante para quem gosta de arquitetura e tem uma pracinha bem bonitinha no meio (bom, não sei se é exatamente no meio, porque o cemitério é bem
grande). Nesta praça ha uma estatua de um dos presidentes da França, mas eles não sabiam
o nome. Ou ele foi presidente em uma época muito antiga ou foi insignificante na historia do pais, pois quando a pessoa é importante para a França, os franceses geralmente a conhecem (pelo menos é esta a impressão que venho tendo).
Um dos tumulos famosos no Père Lachaise é o do Jim Morrison, que eu acho que dispensa apresentações. As pessoas deixam muitas coisas além das flores, como cigarros e bebidas (achei engraçado e tirei uma foto!). Muita gente gosta de ir la à noite tocar violão em frente ao tumulo ou simplesmente ficar bebado tomando cerveja e uisque (eu acho ridiculo, mas ça va...).
Em respeito aos tumulos que estão ao lado, colocaram grades de proteção.















Outro tumulo que eu estava com vontade de visitar era o do Allan Kardec (nome espiritual), fundador da filosofia espirita. Ele era francês e é muito importante no Brasil (isso a gente sabe), mas poucos franceses sabem quem foi ele e o que ele fez. Tem muitas coisas escritas no tumulo dele. A tradução da frase que esta na foto é "Nascer, morrer, renascer de novo e progredir sem cessar. Esta é a lei." E um dos tumulos mais visitados pelos brasileiros, juntamente com o tumulo do Augusto Comte, positivista que influenciou os dizeres da nossa bandeira. Ha uma lenda que diz que você deve fazer seus pedidos encostando no busto do Allan Kardec e se eles forem realizados, você volta no cemitério e deixa uma flor. Fiz meus pedidos mas sem encostar, pois ha um aviso pedindo que as pessoas não encostem.

Como podem ver, ha muitas flores! E se meus pedidos se realizarem terei um pretexto para voltar à França!

Ha muitos marechais e pessoas ligadas à era napoleônica enterrados neste cemitério. Na minha opinião, são os tumulos que mais chamam a atenção.

Este da foto é o tumulo de um marechal (Champolleon, se não me engano), que foi o primeiro a decifrar os sinais egipcios e trouxe o obelisco que esta no final da Champs (aquele obelisco da primeira foto). Para homenagear, fizeram seu tumulo em forma de um obelisco...

A historia deste tumulo é bem interessante, o Thierry narrou com bastante drama! E o Bertrand teve que traduzir tudo pra mim depois porque ele fala muito rapido! Esse também foi um aliado de Napoleão que ganhou somente uma batalha ao lado dele, mas que foi a primeira de varias conquistas. O corpo dele foi enterrado no Père Lachaise e o coração foi enterrado na cidade onde se passou a batalha. Bonito não?


Essa é uma pose tipicamente napoleônica! Achei o tumulo bonito e resolvi registrar.








E olha o que eu descobri!!! O homem que descobriu a batata esta enterrado no Père Lachaise! Então esta aqui minha homenagem. Palmas para ele, minha gente, pois a batata é uma das melhores coisas que ha...!!!
Outra descoberta! Moliere, famoso escritor de peças de teatro, e uma pessoa que fez parte da minha infância: La Fontaine! Quem nunca leu as Fabulas do Esopo? Quem não conhece a historia da lebre e da tartaruga? Grande escritor de fabulas com fundo moral.

Um pouco de cultura inutil...
Esse cara ai foi assassinado na véspera do seu casamento por um primo de Napoleão. Como o casamento não aconteceu e o fato não foi consumado, ele foi representado no tumulo por uma escultura vestida de terno e com as partes intimas bem visiveis! Esse tumulo tambem tem uma lenda. As mulheres o visitam a noite e esfregam a mão (e até fazem coisas nojentas) no pênis dele, porque acreditam que vão ficar mais férteis. Como esta visivel, ele ja foi bemmm esfregado.
E a resposta para a pergunta de vocês é não! Eu não esfreguei nada de ninguém!!!
Algumas fotos da Catedral Notre Dame.






































Um pouquinho de Brasil em todas as partes...ai esta um brasileiro se aquecendo para começar a dar aula de capoeira.



Um comentário:

Unknown disse...

Oi minha amigona!
Vi aqui as fotos, li tuas constatações do quanto esta sendo legal esta tua passagem pela França!
Bom, eu fico aqui de boca aberta, estupefacto com a beleza dos lugares de onde tiraste fotos! Imagina tu que está vivendo essa experîência!!! Incorporando toda esse conhecimento cultural e vivencial!
Bom, tu sabe que eu desejo pra ti dai pra melhor! O dia que tiver viagem a marte eu quero que tu vá e tire fotos dos macianos também, porque eu te adoro muito! ahahahahahahahha!
Peço um favor pra ti! Se puder fazer o favor de pesquisar coisas da maçonaria relacionadas com a França e colocar no blog, eu agradeço muito! Ve se lembra, ve se lembra, ta?
Um beijão querida! que o Grande Arquiteto do Universo te cuide por ai!
Aaaaaahhhh! Mais uma coisa! Quem é o João? Te empresto pra ele, mas o amigão sou eu hein! aiuahiauhaiuhaiuahiah! Abraço pra ele tb!