Ir pra Roma é uma benção para os amantes de história. E também é um aprendizado. Neste dia, por exemplo, nos ensinou que a boa educação pode render dores no coccix! E a Paula foi a cobaia da lição!!Já tínhamos conhecido alguns lugares e andado bastante quando resolvemos pegar um bus turístico para ver alguns pontos que eventualmente poderíamos ter perdido (estávamos sem muitas idéias).
Pagamos o ticket e subimos as escadinhas alegremente, pois o segundo andar do bus costuma ser descoberto, então dá uma visão melhor da cidade e a possibilidade de, talvez, conseguir alguma foto boa.
Quando decidimos descer em um ponto, a Paula foi a primeira a levantar do banquinho e se dirigir pra escada. Não sei bem o que aconteceu, mas ela tropeçou no pé de alguém e virou para trás espontaneamente pra pedir desculpas. Até aí tudo ótimo, só que a Paula foi falando e andando ao mesmo tempo, e quando se virou de novo, já tinha dado um passo no ar e acabou voando escada abaixo!
Fiquei olhando meio abismada, acho que naqueles três segundos nem respirei! Juro que achei que ela tinha se quebrado toda, porque o ônibus inteiro se assustou.
Mas com a mesma rapidez que ela caiu (ou rolou, melhor dizendo hehe), já levantou e saímos rapidinho do bus. Depois disso, a Paula andou o resto do dia "capengando", com dor nas costas e na bunda... acho que ela não foi educada com mais ninguém durante o resto da viagem....hahaha
Essa foto aí de cima tiramos no Vaticano, uma lembrança dela!!!
Abaixo estão algumas fotos que tiramos no Mausoléu do Adriano. Como já dá pra ver de cara, este Mausoléu mais parece um forte do que qualquer outra coisa! Esta ponte é linda, cheia de estátuas que representam as quatro estações.



Este é o Rio Tibre! Que engraçado, a gente está acostumado a ver esses nomes só em livros né...
Adriano foi o imperador que mandou construir esse forte porque, como todas as outras pessoas grandes e ricas de antigamente, queria que ele e seus sucessores fossem enterrados em um lugar "à altura". Já foi cidadela, quartel, prisão, e também (pasme!) residência papal. Li que até hoje existe ali uma passagem secreta a partir de um portão de ferro que desemboca na cidade do Vaticano, mas andando pelo castelo não consegui identificar. Tudo bem, somos pessoas modernas e fomos ao Vaticano de metrô...quem precisa de passagens secretas medievais??? Eu nem queria mesmo...
Dei uma de turista e tirei algumas fotos nesse pátio das balas de canhão. O Michelangelo fez alguma obra nele, algo a ver com as janelas, mas não lembro o que é!
Destaque para a estátua gigantesca e linda de São Miguel no topo da torre do Mausoléu. Ela foi construída porque ele "apareceu" para um dos Papas e colocou fim a uma grande peste que assolava a cidade (aham, tá). Destaque também para o meu cabelo enorme, estou parecendo uma testemunha de Jeová!
Subimos até a "penthouse" do Mausoléu, onde tivemos uma vista linda da cidade. Arrisco dizer que seria impossível atacar esse castelo porque é muito alto e a visão é ótima de todos os ângulos. Me chamou a atenção a quantidade de igrejas na cidade. Basta contar as cúpulas que você enxerga nas fotos!


Esta é a ponte das fotos iniciais vista do alto do Mausoléu. Ficamos um bom tempo admirando a paisagem...e descansando também, claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário