Depois que Cristo foi crucificado, foi Pedro quem assumiu a liderança da evangelização (corajoso hein? Tinha alma de gaucho! hehe). Ele viajou à Roma e acabou evangelizando grande parte da população. Mas aí, sabe como é, foi perseguido e executado... seus restos mortais foram enterrados justamente na Colina do Vaticano. Veio daí a ideia de construir a Basílica e homenageá-lo (depois de vários pequenos santuários que já tinham sido feitos).
A Basílica tem 390 estátuas (se não me falha a memória), e esta ao lado representa o primeiro papa sendo abençoado por Jesus, com seus fieis apóstolos Pedro (com as chaves do Paraíso) e Paulo (com o Testamento). Foi comprovado que os restos mortais de Pedro continuam no Vaticano e o túmulo do primeiro papa também. Aí começaram a tradição de enterrar todos os papas lá, e é do João Paulo II a culpa da enorme fila para ver os túmulos (fila esta que eu não estava com o menor saco de encarar - perdão, Senhor!).
Se você acorda cedo para assistir à Missa de Páscoa na Globo (o que eu duvido muito), este é o local especial somente para esta celebração, e fica dentro da Basílica mesmo. Logo atrás, dá para ver o altar, de uma beleza impressionante!
Eu fico encucada com o simbolismo das coisas! Qual o sentido dessa estátua ao lado??? O tiozinho está apontando para algo ou alguém, mas na real não tem nada do outro lado.. aí tem coisa!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário