23 de nov. de 2007

4° dia - Berlim (Walking Tour)

Em vez de ficar lendo guias e mapas, optamos por fazer uma Walking Tour. Pra quem não sabe, comprando a walking tour você segue a pé com um guia pelos principais pontos da cidade, com direito a explicações completas dos monumentos, contexto historico, datas, nomes e informações sobre os museus que aparecem no meio do caminho (pra vc decidir depois se vale a pena entrar ou não).
Nos fomos com uma que se chama "The original Insider Tours". O folheto é amarelo e esta por todas as partes. Você paga 12 euros, é uma pechincha comparada com a qualidade dos tours. Em Berlim, eles oferecem 8 tours: a classica, com os principais pontos da cidade, Terceiro Reich, Sachsenhausen (campo de concentração), Guerra Fria, Circuito da cerveja, Berlim em bicicleta, Potsdam em bicicleta e Circuito dos bares.
Nos tinhamos pouco tempo e escolhemos o tour classico (4h) e o campo de concentração (6h). Recomendamos fortemente!!
Perto da estação principal de trem, esta igreja foi conservada, mesmo com os vestigios dos bombardeios da Segunda Guerra.
Esta é a catedral de Berlim, construida em 1895. A cor preta não é sujeira, é que ela sobreviveu a um incêndio.


A sede do parlamento socialista em plena desconstrução (ha muitas obras em andamento no centro da cidade). Foi realizada uma pesquisa com a população da antiga Republica Democratica Alemã que esteve sob o regime socialista e mais de 70% acredita que o socialismo é melhor, porém foi mal implantado no passado. Muita gente acredita que vivia melhor antes...e outras pesquisas mostram os alemães como a população mais exigente (e mais descontente) com o seu nivel de vida. Houve movimentos contra a desconstrução do parlamento, pois é um simbolo do socialismo, mas não surtiram efeitos.

Antes da Segunda Guerra, o poeta judeu Heinrich Hein teve seus livros queimados em Hamburgo. Em protesto, ele disse: aqueles que queimam livros acabarão por queimar homens". Além de poeta era profeta! Completamente em reforma, esta é a biblioteca em frente à qual os nazistas queimaram varios livros. Universidade onde Marx estudou e Einstein lecionou.Esta é uma mesquita também em reforma. A maioria dos monumentos em reforma levam grandes publicidades na frente para tapar a "feiura" da mudança. Esta é legal, pois leva um homem rezando e seus olhos vão direto para o topo da mesquita. "Talvez a unica conexão que ainda nos guia a discussões favoraveis", não falo alemão por isso a tradução esta esquisita!

Checkpoint Charlie. Onde a Stasi e a CIA se espionavam e aconteciam varias tentativas de fuga (bem e mal-sucedidas). A parte leste era soviética e a parte oeste dividida entre EUA, França e Inglaterra.
Durante a Segunda Guerra, estas eram as salas mais macabras da Alemanha; as instalações de tortura da Gestapo. Depois, o muro de Berlim foi erguido logo atras.

Leipziger Strasse, com a pintura do ideal socialista nas paredes e a foto da realidade no chão. Ai foram esmagados varios civis alemães. Também foram executados os soldados que se negaram a conduzir os tanques.



Os catolicos colocam velas e flores nos tumulos, os judeus colocam pedras. Este memorial foi construido logo ao lado de onde ficava o bunker do Hitler. A grandeza das pedras, a diferença de tamanho entre elas e o desnivel no solo são propositais. A intenção do artista era provocar nas pessoas a possivel sensação que os judeus tiveram ao ver serem tomadas tantas medidas contra eles: angustia, desespero, o mundo desmoronando sob os pés. Bom, mission accomplished; no meio do caminho estava tão tonta que achei que fosse vomitar...
Portão de Brademburgo, uma das antigas entradas para a cidade de Berlim (a unica entrada que restou). No topo esta a deusa da paz sendo puxada por quatro cavalos. O curioso é que originalmente ela estava com sua frente voltada para o lado oeste de Berlim, mas os socviéticos fizeram a inversão para que "a paz" fosse voltada para o lado leste.ReichStag (antigo prédio do parlamento) na praça da Republica que é enorme, com uma grama bem convidativa! Os piqueniques ali devem ser otimos!

Depois do tour, fomos até a Torre Telespargel, uma torre de televiso com 365 metros de altura (a segunda mais alta da Europa). La se tem uma vista panorâmica da cidade, e pode-se comer no café giratorio, isso se tiver sorte, porque esta sempre lotado.

Nenhum comentário: